quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prontidão (comentário)

Só o ser realizado está pronto. Só há realização quando se olha para além de si próprio a fim de realizar o mundo. Para realizar o mundo é preciso estar-se atento.

O cachorro que dorme com uma orelha levantada, atento ao mais pequeno sinal, é a mais perfeita imagem da prontidão: suficientemente sereno para que possa dormir, suficientemente atento para que possa agir - vive no eterno presente.

Esquecida de ti, monta guarda aos pés do Mestre, como perfeita guardiã, ó Sacerdotisa! Vê a Constelação do Cão, montando guarda à Via Láctea!

O método para estar pronto é a Serenidade atenta. O método para a Serenidade é olhar por cima do muro - para além dos estreitos horizontes. O método para a atenção é a perfeita valorização de todas as coisas criadas - da flor à estrela, tudo é único!

Sê o centro do Universo, mas para que, imóvel, forneças a energia que permita às coisas e às criaturas girarem a partir de ti - e não para ti. Pôr o mundo a girar para si, fornecendo-lhe uma força centrípeta, como fazem os néscios, é servir a si mesmo até certo ponto e ser aniquilado pelo impacto do mundo, a partir de outro ponto.

Pôr o mundo a girar a partir de si, fornecendo-lhe uma força centrífuga, como fazem os deuses, é servir ilimitadamente e é expandir-se com o mundo que se expande: para cima e para o alto. Eis a generosidade da Sacerdotisa da Senhora!

Perseverar e estar atenta, olhando além de ti própria, é não conhecer o cansaço - ao contrário do que se julga. O cansaço é fruto de um olhar circular sobre ti mesma - a energia não se renova, vicia-se. Olha os outros e gerarás a troca energética que tudo renova. Repara no Sol, que não se cansa!

Maria (mater)

Sem comentários:

Enviar um comentário